Skip to main content

O tamanho das partículas importa

By January 18, 2024January 22nd, 2024PT
Tempo de leitura : 3 minutes

A determinação de micotoxinas em amostras de campo depende de amostragem, preparação da amostra, subamostragem e análise instrumental. A etapa de preparação da amostra consiste na cominuição (redução do tamanho das partículas) e na homogeneização da amostra, conduzida para minimizar o impacto da distribuição heterogênea, i.e., “pontos cruciais”, de micotoxinas.

Figure: Hierarchical flowchart of sample preparation: fractions, subsamples, and test portions.

Figura: Fluxograma hierárquico da preparação de amostras: frações, subamostras e porções teste.

Em seu trabalho, Zhang et al. levantaram a hipótese de que a distribuição do tamanho das partículas de uma amostra cominuída poderia ser usada para avaliar a homogeneidade da amostra. A análise por difração a laser do tamanho das partículas a laser foi confirmada em princípio como um método coerente de avaliação do tamanho de partículas, e parâmetros adequados de preparação de amostras foram determinados (escolha de dispersante, taxa de agitação).

Em seguida, amostras de farinha de trigo, milho, ração composta e pasta de amendoim foram preparadas e testadas em relação ao tamanho das partículas por difração a laser. Trinta porções teste de dez subamostras de cada matriz foram então extraídas e as micotoxinas a seguir foram quantificadas por LC-MS : desoxinivalenol (DON) nas porções teste de milho integral, ração composta e farinha de trigo; fumonisinas (FUM) e zearalenona (ZEA) nas porções teste de ração composta e aflatoxina B1 (AFB1) nas porções teste de pasta de amendoim.

A análise ANOVA dos resultados mostrou que a variância dentre uma amostra e entre amostras não foi significativamente diferente, ou seja, AFB1, DON, FUM e ZEA foram distribuídas homogeneamente nas amostras cominuídas das várias matrizes de teste. Portanto, concluiu-se que as matrizes com 90% das partículas (Dv90) abaixo de 850 µm poderiam ser consideradas homogêneas em relação às aflatoxinas, desoxinivalenol, zearalenona e fumonisinas analisadas. 

Referência: Zhang, K.; Tran, I.; Tan, S. Characterization of Particle-Size-Based Homogeneity and Mycotoxin Distribution Using Laser Diffraction Particle Size Analysis. Toxins 2023, 15, 450. https://doi.org/10.3390/toxins15070450