Há uma grande quantidade de informações disponíveis sobre micotoxinas: suas propriedades físico-químicas, toxicidade, cinética, fungos produtores etc. No entanto, essas informações estão dispersas pela Web e na literatura.
O trabalho de Habauzit et al. consistiu em criar um banco de dados central para reunir, em um único local, dados existentes sobre micotoxinas, bem como informações preditivas.
Uma lista de 904 compostos de micotoxinas foi estabelecida e associada a 1192 fungos produtores de micotoxinas. As informações existentes sobre sua biossíntese e vias metabólicas, bem como propriedades físico-químicas, cinética (Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção) e toxicidade foram harmonizadas e adicionadas ao MycoCentral. Links diretos para outros bancos de dados e fontes de informação são fornecidos para garantir rastreabilidade.
O MycoCentral é um banco de dados dinâmico que será aprimorado com a adição de novas informações e funcionalidades com o tempo, além de refinar os valores preditivos.
Imagem 1: Página Inicial do MycoCentral
Imagem 2: Exemplo das vias de biossíntese e metabolismo da família de aflatoxinas.
Referência: Habauzit D., Lemée P., Fessard V. MycoCentral: An innovative database to compile information on mycotoxins and facilitate hazard prediction. Food Control (2024), 159, 110273. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2023.110273