Skip to main content

Evolução do deoxinivalenol no trigo durante o armazenamento

By April 5, 2024April 9th, 2024Myco news, PT
Tempo de leitura : 2 minutes

A negociação global de trigo e seu subsequente transporte levam a um aumento no tempo de armazenamento dos grãos, que podem estar em risco de micotoxinas. Em seu estudo, Wang et al. simularam diferentes condições de armazenamento (tempo, temperatura, umidade, carga inicial de micotoxinas) e avaliaram seus efeitos sobre as comunidades fúngicas e contaminação por micotoxinas, com foco no deoxinivalenol (DON) e sua forma mascarada D3G.

Como esperado, independentemente das condições de armazenamento, os resultados mostram que fungos típicos de campo (Alternaria, Fusarium) foram gradualmente substituídos por fungos de armazenamento (principalmente Aspergillus), embora Fusarium tenha aumentado inicialmente antes de diminuir até a inibição total.

A contaminação por DON evoluiu significativamente durante o armazenamento. No primeiro mês de armazenamento, o nível de DON aumentou cerca de 14% em todas as condições de armazenamento. Um armazenamento mais longo teve efeitos diferentes no nível de DON no trigo: a 25°C, o nível aumentou 36%, enquanto diminuiu a 30 e 35°C. A mudança na umidade também afetou a produção de DON: 12% e 15% de umidade relativa (UR) aumentaram os níveis de DON em cerca de 67% em comparação com o armazenamento de 13% de UR. O nível de D3G esteve altamente associado ao nível de DON (D3G sendo convertido a partir de DON) e aumentou até 202% em condições específicas (associadas à presença de insetos, por exemplo).

Imagem: Mudanças no teor de deoxinivalenol no trigo sob diferentes condições de armazenamento. Adaptado de Wang et al.

Em geral, o estudo indica que as condições de armazenamento e a carga inicial de DON influenciam significativamente os táxons de Fusarium produtores de micotoxinas e alteram o conteúdo de DON e D3G. Isso parece estar correlacionado com a competição entre fungos: quanto maior a competição, maior a produção de DON.

Referência: Wang R., Mengmeng L., Jin R., Liu Y., Guan E., Mohamed S.R., Bian K. Interactions among the composition changes in fungal communities and the main mycotoxins in simulated stored wheat grains. J Sci Food Agric 2024, 104, 373-382. https://doi.org/10.1002/jsfa.12928