Skip to main content

A UE revisa o nível de toxicidade de DON para aves

By April 15, 2023January 22nd, 2024PT
Tempo de leitura : 3 minutes

Em 2017, o Painel sobre Contaminantes na Cadeia Alimentar da EFSA (CONTAM) adotou um Parecer Científico sobre os riscos para a saúde animal relacionados à presença de desoxinivalenol (DON) e suas formas acetiladas e modificadas em alimentos para consumo humano e animal.

Os NOAELs (nenhum nível de defeito adverso encontrado) foram fixados em 5 mg/kg de ração para frangos de corte e galinhas poedeiras e 7 mg/kg de alimento para patos e perus; correspondendo aos valores de orientação de 5 mg/kg de ração para aves para DON na UE (2016/1319/EC)

Informações científicas recentes indicavam que esses níveis deveriam ser mais baixos. Assim, o Painel EFSA avaliou estudos publicados entre 31 de julho de 2016 e 19 de abril de 2022.

Vários estudos com frangos de corte mostraram que o DON desencadeia uma diminuição da altura das vilosidades e danos intestinais em níveis tão baixos quanto 1,9 mg/kg ração. Esses danos intestinais sendo considerados como adversos para a saúde animal, uma nova referência de 0,6 mg/kg de ração foi mantida, com base no valor de 1,9 ppm e aplicando um fator de incerteza (UF) de 3.

Similarmente com perusos efeitos adversos do DON no desempenho zootécnico e morfologia intestinal foram observados em níveis de 1,7 mg/kg de ração, diminuindo os valores de referência para 0,6 mg/kg de ração. Os valores de referências para patos e galinhas poedeiras permanecem inalterados, respectivamente 7 e 5 mg/kg de ração.

O Painel também avaliou a exposição de frangos e perus ao DON e a comparou com os valores de referência recentemente estabelecidos.

Os resultados indicam que o nível médio de exposição ao DON e seus metabólitos é 1,7 vezes maior que os valores de referência para frangos de corte, e 2,5 vezes maior para perus de engorda (ver Tabela/ Imagem). Portanto, deve-se ter cuidado especial para proteger frangos e peru dos efeitos adversos do DON e de seus metabólitos.

Figura: Comparação dos níveis estimados de exposição DON e novos níveis de referência para aves. Adaptado do EFSA Journal 2023;21(2):7806.

Referência: EFSA Panel CONTAM, 2023. Assessment of information as regards the toxicity of deoxynivalenol for horses and poultry. EFSA Journal, 21(2):7806. https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.2903/j.efsa.2023.7806

Veja o relatório de teste

Leave a Reply