Skip to main content

Toxicidade dos novos tricotecenos NX e 3ANX de tipo A

By January 2, 2023January 22nd, 2024PT
Tempo de leitura : 2 minutes

NX e sua forma acetilada 3ANX são dois novos tricotecenos tipo A produzidos pelo fungo Fusarium graminearum. O NX e o 3ANX são estruturalmente semelhantes ao desoxinivalenol (DON) e ao 3-ADON  do tricoteceno tipo B, respectivamente. Como o DON, o NX é citotóxico, inibe a síntese de proteínas, desencadeia o estresse oxidativo e tem um efeito pró-inflamatório.

Recentemente, Pierron et al. investigou a toxicidade intestinal dessas toxinas recém-descobertas em comparação ao DON, usando células Caco-2 semelhantes à enterócitos e explantes intestinais suínos. A viabilidade das células intestinais expostas ao NX assemelhava-se à do DON, enquanto o 3ANX apresentava menor citotoxicidade. Observações histológicas também indicaram que o NX causou maiores alterações nos explantes intestinais do que o DON; sendo o 3ANX o menos potente. Isso correlacionou o efeito das três toxinas no perfil de expressão gênica intestinal, o que indicou que o  NX tem mais impacto na expressão gênica intestinal do que o DON, e o 3ANX menos impacto. As mesmas vias de sinalização foram impactadas pelas três toxinas, especialmente as respostas inflamatórias e imunes.

Entretanto, o NX modulou mais genes do que o DON ou 3ANX. A regulação positiva dos genes inflamatórios pode ser a causa da modificação e degradação dos tecidos intestinais. Espera-se que esse dano da morfologia intestinal tenha um impacto sobre a função de barreira e a absorção intestinal.

Em suma, os resultados indicam que o NX e o 3ANX têm padrões tóxicos semelhantes aos do DON, p com diferentes graus de toxicidade: NX > DON >> 3ANX. Em função disso, seria relevante incluir o NX na análise de risco ampla ligada à presença de tricotecenos nos alimentos para animais.

Referência: Pierron et al., 2022. Intestinal toxicity of the new type A trichothecenes, NX and 3ANX. Chemosphere, 288, 132415. https://doi.org/10.1016/j.chemosphere.2021.132415

Leave a Reply