Skip to main content

Fórum mundial de micotoxinas: revisão de 50 anos de pesquisa sobre micotoxinas

By October 15, 2023January 22nd, 2024PT
Tempo de leitura : 2 minutes

O Fórum Mundial de Micotoxinas (WMF) é uma série de conferências sobre micotoxinas, onde representantes do setor de rações e alimentos, do governo e de instituições de pesquisa podem se reunir. Por ocasião da 14ª conferência do WMF, realizada em 09 de outubro de 2023, R. Krska e C. Elliott publicaram uma análise das “5 principais lições aprendidas” em cada WMF desde 2001.

Durante as primeiras conferências internacionais sobre micotoxinas, na década de 1970, as sessões se concentram principalmente em aflatoxinas, e a atenção foi dada ao seu controle (devido ao entendimento inicial de que a erradicação não era possível), à sua transferência e à descontaminação das micotoxinas. Mais de 50 anos depois, ainda há uma série de tópicos importantes, como a identificação e o uso de biomarcadores adequados para avaliar a exposição humana e animal às micotoxinas, a eficácia dos desintoxicantes na criação de animais ou o novo método analítico de triagem por NIR. 

Muito progresso foi feito, mas ainda são necessários esforços de pesquisa para alcançar medidas de controle e mitigação mais eficazes e sustentáveis para as micotoxinas e para minimizar a exposição de humanos e animais em todo o mundo, especialmente no Sul Global. Está muito claro que a questão das micotoxinas se tornou ainda mais relevante em tempos de mudanças climáticas e outros desafios globais, tópicos que continuarão a ser discutidos em futuros encontros da WMF. 

Referência: Krska R. and Elliott C. Lessons learned from 16 editions of the World Mycotoxin Forum 50 years after the first international conference on mycotoxins World Mycotoxin Journal (2023) DOI:10.1163/18750796-20232876